Publicado por: lucianonanzer | quinta-feira, 2 outubro 2008 - 12:02 AM

Participe da enquete do Blog do Luciano sobre as eleições em Guariba

Gostaria primeiramente de pedir desculpas aos meus amigos pelo grande período que fiquei sem postar matérias pois estava em período de provas na faculdade o que demandou quase todo o meu "tempo livre" com os estudos.

 

Após as eleições do próximo domingo o blog voltará ativamente com suas atualizações.

Há notícia de uma pesquisa eleitoral registrada na justiça e aqui será publicada e comentada nos termos dos parâmetros estatísticos que ja estou levantando para a análise.

Por hora, montei uma enquete para que os internautas possam participar de deixar sua intenção de voto.

Aviso Importante:

Nos termos do Art. 15 da Resolução TSE n. 22.623, que dispõe sobre as pesquisas eleitorais, esta enquete não se trata de pesquisa eleitoral, descrita no Art. 33 da Lei Federal n. 9.504/97, mas de mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra, o qual não utiliza método científico para sua realização, dependendo, apenas, da participação espontânea dos internautas.

O Blog do Luciano é um espaço aberto a todos que queiram deixar suas opiniões, fique a vontade deixando a sua clicando em comentários.


Responses

  1. Não liga não de explicar que é enquete e não pesquisa, pois ta uma farra esta historia de pesquisa na cidade, tendo até uma resgistada em cartório com margem de erro de 5%, sendo que colheram apenas 151 amostras.Tem gente que acha que todo mundo é otário e engole qualquer numero só porque esta registrado. Luciano, para se ter margem de erro de 5% eles deveriam se basear em estatística e assim chegar ao número de 378 pessoas entrevistadas no mínimo.

  2. O meu candidato sem sombra de dúvidas é o Hermínio de Laurentiz, acho que foi o melhor administrador que a cidade já teve, um representante competente, com caráter e que administra a cidade para todos e não para alguns. Em relação ao resultado da pesquisa, sempre é uma surpresa….mas acredito que cada Cidade, Estado ou País tem o governante que “realmente” merece. Agora só nos resta saber quem Guariba merece ….

  3. Cada povo tem o governante que merece! A eleição direta nada mais é do que o exercício da democracia, resultando na vontade da maioria. Pois bem, a ditadura terminou há muitos anos no país e por isso não devemos retroceder. Votar em uma pessoa que governou Guariba por 8 anos de forma arbitrária é deixar de lado os direitos conquistados ao longo do tempo. Guariba tem que crescer, se desenvolver, criar empregos, mas deve também cuidar do social. Vejam o exemplo do presidente Lula e pensem quem é o candidato que mais pode fazer por esta cidade, governar para a maioria e não para um pequeno grupo elitizado. Seria esta pessoa um ditador? Absolutamente não!
    Aos que discordam de minhas palavras… “as batatas”… Hoje a Constituição me garante o direito de expressar meus pensamentos livremente.

  4. Eu na qualidade de cidadão guaribense, faço das palavras da Jornalista Aline Faian, as minhas…. e concordo em gênero, número e grau, retroceder no tempo realmente é fazer Guariba andar para trás. Colocar uma pessoa novamente no poder, a qual nos “governou por 8 anos, de forma arbitrária é deixar de lado os nossos direitos conquistados ao longo dos tempos”, é fazer nossa cidade voltar no tempo da Ditadura. Como ela ainda disse, para quem adimira o trabalho do Presidente Lula, e acredita em suas Propostas (isso é pra vc petista), olhe para o social, pra vc que é cidadão conciente e leitor deste blog, pense bem… temos de governar para toda uma população e acreditarmos em cada cidadão, dando oportunidade e dignidade para cada pessoa, pois uma cidade só existe porque tem seus cidadãos, por isso nosso governante não deve esqueçer de um só deles. Portanto exerça seu direito com conciencia pensando no seu futuro e no futuro de seu companheiro, pois só assim conseguiremos ter uma guariba para todos.

  5. ANDRÉ ESTEVAM, vc por ser uma pessoa tida como esclarecida percebe-se nitidamente por seu comentario que vc esta mamando na teta da prefeitura. Acredito que o seu comentario soa como verdadeiro despeito quanto a realidade dos fatos. Essa mamata vai acabar……(seu pai ganha todas as licitações!!!!)

  6. herminio com certeza

  7. Nesta última semana está sendo distribuído em nossa cidade, o resultado de uma “pesquisa contratada” pela empresa Jaci Russi Pimenta EPP, CNPJ nº 058.856.576/0001-35, que é um dos maiores fornecedores e credores da Prefeitura Municipal de Guariba, cujo sócio proprietário é um grande correligionário político do atual prefeito. É muito importante informar que atualmente nossa cidade possui mais de 26.000 (vinte e seis mil) eleitores e na referida “pesquisa” foram “entrevistadas” apenas 151 (cento e cinqüenta e uma) pessoas, ou seja, um número muito reduzido, para avaliar com segurança o nome do candidato a prefeito que realmente tem chance de ganhar a eleição no dia 05 de outubro de 2.008. Desta forma, peço a você eleitor (a), que vote de acordo com a sua consciência, avaliando cada candidato, cada proposta e principalmente pensando no desenvolvimento de nossa cidade e no bem estar de toda população, sem se deixar influenciar por uma “pesquisa” que a grande maioria já sabe que não reflete a realidade. Faça a sua própria pesquisa com os seus familiares, no seu local de trabalho, no bairro que você mora, para verificar que o resultado da “pesquisa” contratada pela empresa “Jaci Russi Pimenta EPP” realmente não reflete a verdade.

  8. Aparecido Oliveira, olha sinceramente eu não sei qm vc é, mais como vc mesmo disse vc me conheçe e conheçe minha família, sou realmente uma pessoa esclarecida e como nossa amiga jornalista escreveu acima a constituição me permite expor minha opinião.
    Quero somente dizer neste espaço democrático, o que realmente acredito e não retiro uma vírgula se quer das minhas palavras. Quero dizer ainda que não escrevi o que vc leu acima por “mamar na teta da prefeitura” escrevi porque realmente acridito e confio na trabalho da pessoa que hoje está ocupando o cargo de prefeito Municipal. Se hoje eu me encontro trabalhando no paço municipal, foi por pura competência. Realmente não quero abrir nenhuma discussão, até pq o voto de cada cidadão depende unica e exclusivamente dele. Simplesmente dei minha opinião e como tal gostaria que a respeitasse, coisa que vc não esta fazendo pois esta dizendo inverdades sobre minha famália. Agora a prefeitura pertence a cada cidadão se vc tem algum problema com as licitações, as quais a empresa que pertence ao meu Pai venceu, por favor exerça o seu direito, participe das licitações e acompanhe não fique querendo escrever bobagens a respeito de um assunto que acredito que vc não tem gabarito para escrever.
    Agora quanto a mamata acabar, vc pode ter absoluta certeza, nem eu nem minha família dependemos de prefeitura para sobreviver, porque graças ao nosso bom Deus, temos saude e vontade de trabalhar, vc pode ter certeza.. morrer de fome nós não iremos… e isso vc sabe muito bem já que como escreveu acima nos conheçe muito bem e sabe que minha família esta no comércio de Guariba á mais de 20 anos, agora não sei se posso dizer a mesma coisa sobre você.
    Espero que não me leve a mal, até por nem sei se vc realmente existe.

  9. Particularmente não gosto muito de pesquisas, enquetes e afins. Mesmo com a popularização do acesso à internet, acho que enquetes focam a opinião de uma parcela, como a nossa amiga acima disse, “elitizada” da população. Não sou ninguém para questionar métodos científicos de levantamente de amostras para elaboração de estatísticas, mas acho(aka opinião particular) que 5% da população é muito pouco para ter-se base confiante de informação.
    Entretanto, penso tambeém que elaborar uma pesquisa com amostra de 5% de uma população é melhor que fraudar a mesma.

  10. Conhece … é com C não Ç (vc nao é uma pessoa esclarecida não se fosse acho q não escreveria assim) 😀

  11. ESCLARECENDO OS ELEITORES QUANTO À REFERIDA PESQUISA…

    É absolutamente ACEITÁVEL e CORRETO o resultado de uma pesquisa em que a empresa contratada entreviste apenas 151 pessoas, DESDE que apresente a MARGEM DE ERRO.
    A metodologia aplicada e o plano amostral também devem ser divulgados. É imprescindível que a pesquisa seja registrada no cartório eleitoral, o nome de quem a contratou deve constar também, mas o registro é a certeza da idoneidade de uma pesquisa eleitoral. Todas as informações devem ser disponibilizadas para todas as coligações, caso sejam solicitadas.
    Se a pesquisa foi registrada no mínimo 5 dias antes de sua divulgação, qual o problema em entrevistar 151 pessoas? Eu respondo: nenhum.
    O registro de pesquisas adotada pelo TSE para as eleições é com certeza um mecanismo capaz de impedir a manipulação de opiniões, já que traz transparência aos resultados das pesquisas.
    Recomendo quem tiver dúvida acesse o site do TSE, LEIA SOBRE O ASSUNTO E DEPOIS COMENTE.

    séria, desde que esteja registrada no cartório eleitoral, como determina a Lei

    que uma pesquisa seja realizada

  12. É pessoal, fica todo mundo falando dos candidatos a prefeito e se “esquecem” dos candidatos a vereadores!!! Eles sim deveriam ser muito bem analisados, os eleitores deveriam prestar atenção ao que cada um, dos que hoje são vereadores e tentam a releição, fizeram de bom para a cidade de Guariba, com certeza veriam que poucos deles fizeram alguma coisa, por menor que seja.
    O que fizeram aos montes foram festas, churrascos, deram bebidas e carnes à vontade p/ os “eleitores” amigos!!!
    Por isso minha gente, parem de discutir só a respeito dos candidados a prefeito e discutam também sobre os candidatos a uma cadeira no legislativo municipal, pois com certeza eles fazem uma grande diferença na administração da cidade, afinal de contas são eles que propõem as leis municipais.
    Um abraço à todos que pensam como eu, que, com certeza, votarão com consciência.

  13. Aline, concordo com voce, não existe problema algum em entrevistar 151 pessoas, o problema é quando entrevista 151 pessoas e afirma que a margem de erro é de 5%, aqui mostra que em termos de estatística ela é totalmente falha, pois em um universo de 26031 eleitores e com margem de confiança de 95% como a registada na pesquisa,para se ter 5% de margem de erro deveria entrevistar 378,573, como não existe fração pois ninguem pode entrevistar meia pessoa, então caberia a empresa pesquisar 379 pessoas, pois o metodo determina que seja arredondado para mais , porem vamos aceitar então 378 para uma margem de 5% para agradar a quem acredita nos numeros.

    a formula para calcular é facil

    n = N.Z².P.Q
    __________
    e²(N-1) + Z².P.Q

    n= número de elementos da amostra a ser pesquisada
    N= número de elementos da população
    z² = nível de confiabilidade
    P = proporção de não ocorrencia de variavel
    e² = margem de erro

    Z² PARA MARGEM DE CONFIANÇA DE 95% O VALOR É 1,960
    Como no caso da pesquisa não se pode afirmar a proporção de acorrencia e de não ocorrencia de variavel então o padrão é usar 50%,

    Faça esta conta colocando o universo pesquisado, a margem de erro de 5% e com grau de confiabilidade de 95% e verá que afirmar que 151 pessoas pode ter margem de erro de 5% é o mesmo que dizer que 5+5=12

    Antes que o outro lado fique vibrando, vale lembrar que então a margem de erro é 7,979% , portanto se a diferença for maior que 16 pontos percentuais ela esta fora da margem de erro.

    Perdão Aline por colocar os números reais de estatística, mas seu comentario dizendo que deveriamos ler sobre o assunto no TSE e que afirmava que não existia problema algum fez com que todos nós fossemos tratados como idiotas e voce a sábia, a conhecedora e na verdade eu discordo, porem quero deixar claro que não sou o dono da razão, pois é possivel que nas ultimas 24 horas a tabela mundial de estátistica e a formula de calculo tenha sido mudada e neste caso então estou complemente errado. Ah, antes que me esqueça a pesquisa não foi feita nas ultimas 24 horas.

    Lamento Luciano ter ocupado tantas linhas do seu blog para apenas defender a estatística.

  14. Não poderia deixar de comentar a respeito das injurias delegadas a família do Beto Fotografo.O principio da DEMOCRACIA é a liberdade de expressão.Daí a dizer em
    “mamar” atenta com a honra da pessoa, mesmo tendo como candidato outro, não poderia ficar omisso. Conheço todos desde de 1982, tanto o Beto como a Adriana, e
    a acho, acho não,afirmo:É de uma baixaria o comentário do internauta, Aparecido de Oliveira, que peço a Deus que ilumine seus pensamentos e não o deixe se levar pela prática do ataque vil, e infame, mesmo por que, quando tudo se passar, talves estejamos todos juntos. E André, não se ofenda e perdoa pois você é muito maior que isso.

  15. Acho perfeitamente possível alguém que já governou por 8 anos ter outra oportunidade, afinal ele (todos sabem de quem se trata) fez muito pela cidade, saiu da prefeitura deixando-a em ótima situação financeira. Quem não se lembra do índice de aprovação do povo com relação a ele no fim de seu último mandato: quase 100%, passou até na TV e eu assisti à essa reportagem, não falo de coisas que ouvi, mas sim das que vi…
    Não ficaria nem um pouco chateada se o povo resolvesse tomar uma terceira dose, e acredito que votar num mesmo candidato pela terceira vez não é deixar de exercer a cidadania, pq cidadania não é ficar votando em prefeitos diferentes em cada eleição, mas sim votar conscientemente pensando no melhor para a cidade e para a população de modo geral.

  16. Realmente a mamata está muito boa para muitos guaribenses “que mamam nas tetas da prefeitura” e tentam desesperadamente continuar lá. O que acontece nesse governoi municipal é que os valores estão totalmente inverfidos. Quem é Caseri ganha quanto quer enquanto que a grande maioria dos funcionários públicos sofrem represália e não encontram motivação alguma para continuar exercendo sua funçaõ com eficiencia, pois o dignissimo prefeito não ouve nada e nem niguém quando não lhe convém. Todos sabemos que os cargos de confianças são em número exorbitante para nossa população e o que mais nos indigna é o valor do benefício pago a eles. O própro prefeito falou nos meios de comunicação de massa que quadriplicou o salário do filho de seu vice prefeito, assim como fez com os cadidatos a vereadores que perderam a eleição passada e estão todos aí . ganhando seus belos saláriospara não fazer nada, certos fotógrafos e jornalistas que ganham para si e sua família,vereadores, inclusive presaidente da Câmara e tantos outros… Sem falar na garagem municipal …O que esse governo fez pelo meio ambiente, pela educação, pela saúde, pela infra estrutura da cidade???E a dívida do municipio montruosa… Esse é um governo social??? Só se for pra essa turma!!!!

  17. Andre vc disse que trabalha na prefeitura por copetência, vc é funcionário publico concursado ? Outra pergunta, gostaria de saber se realmente a prefeitura de Guariba precisa de jornalista em seu quadro de funcionarios ? ps. Cidadão Indignado vc tem toda razão.

  18. Porque o meu recado foi apagado??Ficou com medo de perder seu emprego, Luciano???

  19. herminio tem q ganhar

  20. o q aconteceu com o vereador cassio da santa cruz

    alguem me responde por favor

    pq ele ficou zerado nos votos????

  21. A democracia venceu a ditadura, a força, a truculência, o medo.
    Valeu 45.
    Valeu Guaribenses.
    Agora sim, teremos um governo para todos.
    Guariba, voltando ao rumo certo.
    Abraços.

  22. valeu herminio, num falei, DEUS ajuda quem ajuda os outros, agora eu monto minha tapeçaria que tanto queria, que DEUS nos abençõe…

  23. Jamil… parabéns pelos números… mas preste atenção… o texto postado por Bruno no dia 3 não falava que a margem de erro da pesquisa era de 5%… E eu tb não falei. O “conselho” para acessar o TSE era para quem tivesse dúvida… o que parece não ser o seu caso. Não entendi pq se ofendeu.
    Mas mesmo assim valeu pela aula de estatística…rs.

  24. Aline, me desculpe , achei que vc estivesse se referindo a ironía que fiz sobre a quantidade de pesquisas supostamente realizadas na cidade em texto que postei no dia 02 de outubro. Lamento muito pelo acontecido e mais uma vez venho lhe pedir desculpas pelo fato de ter postado aqueles números. Fique com Deus e espero não mais me envolver neste tipo de discussão contigo. Beijos.

  25. Jamil sem problemas… que bom q nos entendemos…
    Gde bjo.

  26. Eu acho engraçado todas essas discussões porque, quem ganhou ou quem perdeu estão cag*** e andando pra nós, uns estão “mamando” hoje, outros estarão “mamando” amanhã, isso é inevitável. Eu que não levanto cedo e vou trabalhar, pra ver quem paga minhas contas e dá o leite da minha filha!!! Vamos trabalhar gente!!!! Uns pleitearam empregos na Prefeitura no passado, outros estão pleiteando agora!! E no fim das contas a grande massa só se interessa pelo benefício próprio que conseguirá, e não estão nem um pouco preocupados com a cidade em si!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: