Publicado por: lucianonanzer | quarta-feira, 8 outubro 2008 - 10:36 PM

Análise da votação do PT em Guariba

Passada as eleições municipais é hora de ver quais foram suas consequências para o município e seus políticos.

Muito se discute buscando encontrar a razão efetiva para a vitória do Dr. Hermínio por uma diferença de apenas 208 votos – 0,96 %, principalmente por aqueles que estão mais ligados aos grupos de apoio de cada um dos candidatos.

Nestas eleições os guaribenses tinham por opção: a primeira era a manutenção do prefeito que tinha como bandeira de campanha as ações sociais voltadas à população mais carente. A segunda um ex-prefeito que em oito anos sanou as finanças do município e fez várias obras que marcaram sua administração. E a terceira, ao meu ver, seria a melhor para Guariba, com uma proposta de mudança para a cidade, quebrando

a corrente que alternava administradores do mesmo grupo político.

Tradicionalmente a militância petista sempre proporcionou uma votação expressiva aos seus candidatos e nesta ultima eleição isso não se repetiu, o que, acredito, tenha sido por conta de um fenômeno de migração de votos daqueles que optaram em mudar os rumos da administração municipal e, caso mantivessem sua posição petista, o resultado das eleições seria outro.

Há quem diga que se trata de um fenômeno denominado VOTO ÚTIL que é assim definido pelo glossário do site Política para todos:

"Pode também ser chamado de voto tático ou voto estratégico. O voto útil é quando os eleitores, principalmente os menos compromissados com a política, decidem seu voto em favor do candidato que estiver à frente nas pesquisas eleitorais. Isto se dá pelo fato de os eleitores entenderem que se o candidato X está com muitas condições de alcançar a vitória, não vale a pena desperdiçar seu voto com um possível perdedor. Baseia-se em um significativo grau de racionalidade dos eleitores, que pode ser estimulada via pesquisas eleitorais, que mostram o desenvolvimento dos candidatos durante as campanhas eleitorais.  A possibilidade dos eleitores preferirem voto útil, migrando sua opção de voto de candidatos fracos para candidatos favoritos, é chamada de efeito psicológico."

Ao meu ver essa migração foi de voto consciente e não dos eleitores como classificados acima.

Resta a nós, petistas, a reconstrução e estruturação de um novo partido, que busque alcançar seus ideais ideológicos estabelecidos em nossas normas estatutárias mas que, não deixe de esquecer a nossa política local, quando, de alguma forma, possa ser conciliada com nossas origens partidárias.

E você internauta qual sua análise sobre o resultado das eleições? Comente.

O Blog do Luciano é um espaço aberto a todos que queiram deixar suas opiniões, fique a vontade deixando a sua e vendo a dos demais clicando logo abaixo em comentários.


Responses

  1. Tudo bem Luciano? Parabéns pelo Blog. Na minha opinião, o principal erro do Cazeri foi ter colocado o Hermínio como seu adversário. Pelo pouco que acompanhei, o Cazeri atuava como se o Hermínio estivesse à sua frente. Em vez de apresentar o que fez, ficou comparando seu trabalho com o do Hermínio e relembrando o que este fez por Guariba. Dai, não teve jeito. Quanto ao Décio, acho que uma canidatura para prefeito se constrói ao longo do tempo. Ter um bom nome não é o suficiente. É preciso, antes, conquistar o apoio da comunidade. O lançamento da candidatura é, na verdade, uma consequência de um trabalho feito ao longo de anos. Abraços.

  2. Penso que não basta a sigla forte de um partido para arregimentar alianças políticas e cabedal eleitoral, é preciso um nome de expressão, uma bandeira fidelizada com os ideais do partido, e isso não aconteceu com o PT local.
    A meu ver, o tempo está remando contra o PT de Guariba, na medida em que se aproxima o término do mandato presidencial. O presidente, para mim, é o maior cabo eleitoral do partido em todas nas esferas (Federal, Estadual e Municipal) e o partido não soube tirar proveito político dessa realidade.
    Não obstante, acredito que as mudanças devam começar com o resgate dos militantes adormecidos dentro do partido e com uma reestrutuação geral, notadamente com a inclusão de novos filiados.
    Em relação ao resultado das eleições, supresa para mim foi a votação da Nilza do Cibalena.

  3. Dizer que o atual prefeito tinha uma política voltda a ação social voltada a população mais carente é incoerente, pois assistencialismo barato é a chave para perpetuação da miséria. Era muito triste ir trabalhar de manhã, e ver pessoas tão saudáveis e fortes como eu e minha família indo à prefeitura para pagar contas, pegar mantimentos, dentre outras coisas.
    O resultado dessa eleição mostrou que ainda há bom senso em nossa cidade, pois ter um plano político para ação social é uma coisa, e aplicar o recurso obtido através dos impostos que eu pago pra custear o vagabundismo de muitos é complicado…..sem contar viagens à Europa, fazenda, festa na praça para final da Copa do Brasil (mas acabei gostando, pois oCorinthians se fudeu…..). Viva quem ainda tem bom senso!

  4. Olá, quero te parabenizar pelo blog, pois vem sendo imparcial, msmo vc sendo integrante do PT.
    Na minha opinião, não teve voto util não, oq vem acontecendo com o Pt desde as eleições de 1996, da qual lutamos juntos,é uma queda brutal do eleitorado petista,pois em2000 não teve candidato, em 2004 teve uma queda conssider´vel ,e em 2008 foi orrível, acho q tem q ter uma reformulação urgente, na forma de pensar e agir, pois com isso esta perdendo a identidade petista.
    Precisa ter reformulações e ter uma boa restruturação.
    Desejo boa sorte a vc e ao Moacir, pois são pessoas de bem e q muito respeito.
    E q temos muito carinho por esse partido q ajudamos a crescer nos anos 90.
    Abraços!!!!!

  5. […] Análise de votação do PT em Guariba que foi divulgada no site do jornal no link: https://lucianonanzer.files.wordpress.com/2008/10/tela01.jpg […]

  6. Vejo de uma certa forma
    A politica deve ser feita e disputada com projetos que poderão ajudar ou solucionar poblemas da populaçao e infelizmente o candidato caseri partiu muito para o lado pessoal do seu adversario e por isso não consseguiu se reeleger ja o candidato decio infelizmente sem grandes propostas e sem mexer com vida pessoal de nenhum de seus rivais infelizmente não consseguiu uma briga mais acirrada a prefeitura de guariba

    esse e meu ponto de vista

  7. Caro Luciano, infelizmente o PT de Guariba tem colhido o que plantou, ou seja, nada! Se voltarmos ao tempo, ficará claro que houve um erro na estrategia partidaria logo após sua primeira participação nas eleições à vinte anos atrás (Sr Inacio). Após esta eleição o partido atropelou processos importantes de estruturação partidaria e ideologica ao tentar a qualquer preço ganhar as eleições. Lembro-me que em outras cidades as vitorias apareceram após varias eleições ou seja após o PT nessas localidades se consolidarem (alicerce). Por aqui foram feitas filiações e coligações desastrosas que so fizeram os idealistas se afastarem e a população o descredito. Concordo com vc qdo fala em reformulação, e digo mais começar do zero. O resultado dessas eleições p/ o PT de Guariba foi um recado claro de MUDANÇA. Não estou aqui criticando pessoas ou os representantes do PT nesta eleição, mas sim o passado, que precisa ser resgatado. Levanta sacode a poeira e da a volta por cima!!! Só para terminar, li alguem falando em voto facultativo no Brasil. Precisamos aprofundar o debate pois não podemos esquecer que corremos o risco de sermos representados pela maioria dos candidatos que representam as igrejas Evangelicas, pois seus pastores tem o incrivel don de direcionar e obrigar o voto de seus fieis. É isso! Um abraço.

  8. Tudo bem luciano ?Analiso de uma maneira que todo partido deve se fundamentar nos interesses cotidiano do cidadão , como saude , transporte e educação , e nisso hoje nossos partidos estão em falta.obrigado


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: