Publicado por: lucianonanzer | quarta-feira, 18 fevereiro 2009 - 5:15 PM

Matéria publicada na “Folha de São Paulo” sobre o CDP de Guariba

Transcrevo abaixo a matéria publicada no caderno Folha Ribeirão do jornal “Folha de São Paulo” sobre a instalação do Centro de Detenção Provisória em Guariba.

Infelizmente, conforme comentado aqui no Blog,  não há nada a ser feito para evitar a sua construção, cabe ao Prefeito e Vereadores lutar para que, em troca do CDP, nossa cidade seja contemplada com a maior quantidade possível de investimentos do Governo do Estado.

Segue a matéria:

Ribeirão Preto, Quarta-feira, 18 de Fevereiro de 2009
 

SISTEMA CARCERÁRIO

 

Prefeitos “aceitam” presídio, mas querem contrapartida  

DA FOLHA RIBEIRÃO

Os prefeitos de Taiúva, Pontal, Jardinópolis e Guariba, cidades já confirmadas como sede de prisões do PPA (Plano Plurianual) de expansão do sistema penitenciário do Estado, vão aproveitar a escolha das cidades para pedir contrapartidas em outras áreas, como habitação, saúde, saneamento e segurança.
“Já que não tem volta, pedi recursos para esgoto e saúde, pois se as famílias [dos presos] vierem junto, temos que ter estrutura”, disse José Jacomini (PPS), de Jardinópolis, que terá um Centro de Progressão Penitenciária para 1.100 homens.
Escolhida para um CDP, Pontal quer reforço na segurança. “O ex-prefeito aceitou por serviço de pavimentação e ajuda na construção da lagoa de tratamento de esgoto, mas não fez nada pela segurança”, disse o prefeito Antônio Frederico (DEM).
Em Guariba, o prefeito Hermínio de Laurentis Neto (PSDB) quer uma escola técnica. Em Taiúva, Leandro Baptista (PP) não decidiu o que pedirá, por ter esperanças de que a cidade não seja escolhida. “Não quero pedir para não me comprometer.”

E você o que acha que seria uma boa contra-partida do governo do estado para Guariba? A escola técnica é suficiente ?

O Blog do Luciano é um espaço aberto a todos que queiram deixar suas opiniões, fique a vontade deixando a sua e vendo as dos internautas clicando em comentários logo abaixo.


Responses

  1. Herança da admistração passada por sinal muito mal feita, lamentável esse presídio aqui mas o governo de ação social foi quem ofereceu a nossa cidade para trazer a escória da sociedade humana , sem contar que os presidiários vem de outras localidades. lamentável…

  2. Vejo com a mesma preocupação de todos esse CDP… Como disse o Luciano devemos cobrar uma contrapartida para maiores investimentos do estado em obras e benfeitorias que auxiliem e tenham um impacto positivo a nossa População.
    A julgar que o Governo do Estado enfia guela abaixo esse CDP, nossos representantes na Câmara devem fazer pressão junto aos seus amigos depultados e conseguir benefícios e melhorias para nosso município. Sou pai, tenho filhas que moram nessa cidade e minha preocupação não é menor que as das demais pessoas mas acredito que com habilidade politica, boa influencia, e boa vontade podemos
    cobrar uma compensação junto ao governos estadual. Luciano, Parabéns pelo Blog.

    Abração do PC.

  3. Mais uma obra do Senhor Cazeri !

  4. Parece que o Governador, Ministro da Justiça, Secretário de Seguraça, sei lá quem, escolhe à esmo uma cidade e diz onde será um presídio. Claro que qualquer cidade lamenta o fato de ter que apadrinhar um presídio, levando em conta que a segurança em Guariba nunca foi razoável, é de ruim à péssima, não é culpa de quem faz a segurança, mas de quem a administra. Não julgo mérito de ninguém, mas se tem que conviver com um presídio, que este seja construído no limite mais remoto do município. Lugar de presídio sempre foi cidades maiores, agora vem com esses atrasos de vida para as pequenas e sossegadas cidades do interior paulista. Lamentável escolha de nossos governantes, infelizmente votamos nesses caras…

  5. Morei em cidade que tem presidio muito maior do que o que esta sendo construido na nossa cidade e pior, MASCULINO! E mais o presidio estava a 4 km do centro da cidade, este nosso vai estar a 15 km. Então eu tenho base e conhecimento para dar a minha opinião!
    1º – Eu morei em 7 cidades e em nenhuma delas encontrei tanta segurança para se morar do que na cidade de Pirajuí. Isto porque a quantidade de policiais existentes na cidade é incrível, pois os policiais tem que ficar de prontidão para uma eventual rebelião, pois quem da a segurança diaria no presidio são os guardas penitenciarios, os policiais só em caso de rebelião. Então eles ficam na cidade, e la a gente tromba com policiais nas ruas. Nunca ouvi falar – enquanto morei lá – de qualquer furto a residencia, furto de carro ou outros delitos mais grave.
    E tem mais, a grande maioria dos trabalhadores da penitenciaria – Guardas, escriturários, motoristas, fachineiros, etc… – eram contratados da cidade e ganha muito bem diga se de passagem.
    Então eu não sei porque tanto barulho, e eu nao sou advogado do Caseri, mas fosse qual fosse o prefeito não iria conseguir evitar, não adianta ninguem bater no peito e dizer: Eu evitaria! porque é mentira, não evitaria.
    Que venha a penitenciaria, mas que venha mais segurança, e geração de emprego.

    • Sou de acordo c/ o senhor Flávio… as pessoas tem que pensar mais em desenvolvimento nao em egoismo, todo gestor quer deixar uma herança de otima administraçao e geraçao de emprego é muito importante pra uma cidade… caso aconteça uma rebeliao o governo do Estado dá toda estrutura pra a cidade nao sentir o impacto . Nao sou daqui desse estado mas estou morando aqui pertinho de GUARIBA admimiro essa cidade e os moradores dela … nao a vejo como uma fabrica de bandidagem mas sim pessoas honestas, simples, amaveis, carismaticos e batalhadores, amo essa cidade e as pessoas que mora nela tenho boas referecias do atual prefeito que é um homem honesto e ama a sua cidade . Ele está na direçao certa . Parabéns prefeito pelo seu trabalho …nao o conheço ,mas, críticar é facil o ruim é fazer ! e as pessoas adoram criticar e fazer pouco. EVA NEVES . Sou de Natal e adoro vcs …

  6. O Governo do Estado esta de bem de Guariba ……….. alem de esquecer da nossa cidade agora da um presente desses, quero ver quem vai ser o cabo eleitoral q vai pedir voto para esse sujeito na nossa cidade !!!!!!!!!! A indicação do Prefeito para um escola tecnica alem de ser uma promessa de campanha é uma otima ideia, espero q a população frequente a escola q nao deixe no descaso como foi a “ETE” implantada na escola Alfredo Rolim de Moura que caiu no descaso total pelos q frequentavam. que o investimento do cdp traga uma escola tecnica a altura nda de porta de BUTECOOOOOO

  7. Faço das palavras do Sr. Flavio Cardoso as minhas palavras, concordo plenamente com sua opinião.

  8. se o governo do estado jogar bosta humana em guariba os politicos dizem amem,que vergonha!!!!

  9. recebi seu e-mail ,,, e … o que eu tenho pra te dizer…. esse povo faz as coisas em troca de alguma coisa e depois quem tem que aguentar sem duvida alguma…. adivinha, só pode ser a população ,
    dorme com mais essa

    abraços

  10. CONCORDO PLENAMENTE COM O FLAVIO EU TENHO ESPERIÊNCIA NESSA AREA E IRA TRAZER MAIS SEGURANÇA PARA A CIDADE DE GUARIBA


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: